Waze – Conheça e veja o que ele é capaz de fazer

O aplicativo Waze ou “wase” em português é um dos app’s favoritos e mais utilizados pelos motoristas no país. Gratuito, esse programa ganhou fama e se tornou popular nos últimos anos, garantindo seu espaço nos smartphones, tablets e celulares. Seu protótipo foi lançado em 2008, em Israel, porém somente em 2013 – após a compra do produto pela Google, é que o GPS Waze se tornou realmente viral e indispensável para muitos motoristas em todo o mundo.

Waze – A escolha do Google: O Waze app é um aplicativo gratuito disponível para as plataformas Android e iOS que trabalha com GPS online e em tempo real. Atualmente, também é possível utilizar o Waze para Windows Phone, ou seja, o app atende à todos os sistemas operacionais atuais do mercado. A popularidade do app começou a se fortificar a partir da decisão da Google em adquirir o GPS Waze e torná-lo um de seus produtos. Não é esse o primeiro produto GPS que a empresa oferece, sendo que todos os smartphones Android possuem o Google Maps, o GPS da Google.

Pode-se analisar quatro fatores para justificar a decisão da renomada empresa:

            #1 Sair na frente dos concorrentes

            O principal concorrente da Google é a Apple, o desenvolver da plataforma iOS e demais produtos como iPhone, iPad, iTouch, etc. Ao adquirir o Waze Map, a Google garantiu a largada na frente de seus concorrentes.
E muito mais interatividade do que o Google Maps que será explicado a seguir…

#2 Maior interatividade do que no Google Maps

            Apesar de o Google Maps oferecer o serviço de GPS também, o Waze oferece algumas ferramentas bastante úteis a seus usuários. Nele é possível que o usuário estabeleça a rota desejada, marque os pontos de pedágio e radar, acidentes ou outros imprevistos, avisando assim aos usuários que estiverem na mesma estrada sobre a necessidade de se estar atento a essas situações.

É muito mais interativo do que os outros app’s concorrentes.

como_funciona_waze#3 Oferecer dois grandes serviços de GPS online ao mesmo tempo

Utilizando o Waze app ou o Google Maps você estará utilizando produtos da Google, logo ela sai na frente e oferece dois grandes serviços diferentes ao mesmo tempo.

#4 Trazer o comprometimento dos usuários Waze para o Google

            Os usuários do Waze GPS são muito comprometidos, especialmente com as sinalizações e alertas sobre os imprevistos encontrados nas rotas planejadas. E é esse o comprometimento que a empresa Google foca em seus produtos e espera que se torne popular para os demais serviços e produtos oferecidos.

A importância da informação social sobre o trânsito em tempo real

Devido à essa ferramenta de alerta, o Waze foi escolhido em diversos países para se tornar uma ferramenta de assessoria ao trânsito, inclusive aos órgãos públicos responsáveis pela sua manutenção.

No Brasil, por exemplo, cinco cidades manifestaram interesse em utilizar o app para melhorar o trânsito e a relação nele. Porto Alegre, Salvador, Florianópolis, Vitória e Petrópolis são as cidades que resolveram entrar nessa iniciativa. Através do app é possível acompanhar em tempo real o trânsito na cidade, prevenindo e informando a respeito de engarrafamentos ou velocidade em rotas de trânsito, incidentes, acidentes, desvio de rotas diversos, etc.

Essa iniciativa tem provado melhoria significante na relação social e trânsito de outros países, inclusive com relação a interferências climáticas e naturais e desastres como terremotos, ciclones, tufões, etc. Trata-se, portanto, de uma vida de mão dupla: melhor acompanhamento dos responsáveis públicos e melhor qualidade de trânsito aos motoristas.